top of page

TASTO Guitar Trio

O violão é o instrumento brasileiro por excelência. Presente nos mais diversos cenários, das festas populares às salas de concerto, o violão adquiriu grande variedade de repertório e estilos musicais compostos originalmente para o instrumento, arranjados ou adaptados.

Ao longo das últimas décadas novas gerações de violonistas surgiram, atingindo elevados patamares artísticos e contribuindo para colocar o violão brasileiro como um dos mais respeitados do mundo.

Nesse contexto surge o TASTO Guitar Trio. Formado pelos violonistas Amadeu Rosa, Michel Pradelli e José Henrique de Campos, o TASTO Guitar Trio atua em duas frentes distintas e complementares, seja revisitando obras já consagradas para trio de violões, como transcrevendo e arranjando novo repertório para esta formação.

Como resultado deste trabalho, o TASTO Guitar Trio apresenta um repertório de épocas e estilos variados, destacando a suíte “Cantos de Espanha, op. 232” de Isaac Albéniz e a transcrição feita pelo grupo da “Partita BWV 825” de J. S. Bach, esta última utilizando um raro violão Sugiyama de 10 cordas construido no ano de 1997.

Preparando a gravação do seu primeiro CD, o TASTO Guitar Trio tem se apresentado em varias salas de concerto e espaços culturais do Brasil.

Amadeu Rosa

Mestrando em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO, Amadeu Rosa é premiado nos principais concursos de violão do Brasil e obteve destaque em importantes competições internacionais, tais como “Aachener Gitarrenpreis” e “Koblenz International Guitar Competition”, Fez sua estréia internacional no ano de 2010, em concerto solo de violão na cidade de Heidelberg, Alemanha. Já se apresentou em algumas das mais importantes séries de música do Brasil, como “Violão no MASP”(SP), projeto “Movimento Violão”(SP) e Centro Cultural da Justiça Federal (RJ). Participou das gravações do CD “Movimento Violão - Ano III”, assim como o CD “Mestre dos Mestres - uma homenagem a Henrique Pinto”. 

Durante sua formação musical, estudou com: Pedro Cameron, Gerado Ribeiro, Marcia Braga, Fernando Lima e Paulo Martelli. É Bacharel em Música pela Faculdade Cantareira, tendo sido orientado por Henrique Pinto.Sempre manteve contato estreito com os repertórios antigos dos cordofones dedilhados eruditos, como os alaúdes do Renascimento e do Barroco. Ministra oficinas de violão pelo Brasil e se dedica, em apresentações solo, integralmente ao violão de 11 cordas (Altoguitar). Atualmente é integrante do Tasto Guitar Trio e desenvolve seu livro didático intitulado “Violão e Ornamentação Barroca: um manual de técnica violonística”.

 

Michel Pradelli

Bacharel em Violão pela Universidade de São Paulo (USP) - Campus Ribeirão Preto (2015) - sob orientação do professor Gustavo Costa, Michel Pradelli participou de vários masterclasses com renomados professores, destacando Fábio Zanon, Zoran Dukic (Croácia), Jose Antonio Escobar (Chile), Michael Lewin (Inglaterra), Henrique Pinto, Douglas Lora, Gilson Antunes, Marcos Flávio Nogueira, Reinbert Evers (Alemanha), Enric Madriguera (EUA) e Duo Siqueira-Lima. Participou de diversos cursos de especialização, destacando o "Seminário de Violão Souza Lima”, "I e II Encontro Internacional de Violonistas de Tatuí", "Seminário de Violão Vital Medeiros”, "Mostra Violonística de Votorantim", entre outros.  Em 2010 e em 2011 foi Bolsista no Curso de Violão do "41° e  42° Festival de Inverno de Campos do Jordão". 

Vindo de uma família de músicos, Michel Pradelli iniciou seus estudos ao violão em 2004 com o Maestro Pedro Cameron, no Espaço Cultural Municipal de Sorocaba.  Em 2005 ingressou no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí, onde recebeu orientação dos professores Geraldo Ribeiro, Ângela Muner, Dagma Eid e Ricardo Grion. 

Como intérprete realizou vários recitais, dentre eles: - Projeto Intercâmbio de Recitais no Auditório da Universidade de Uberlândia; - Iª e IIª Mostra de Violões do Conservatório de Tatuí; - Festival de Natal da Catedral Metropolitana de Sorocaba; - Nas edições do Projeto Concertos do Meio Dia “ARS MVSICA”,  “Terças Musicais” no Departamento de Música da FFCLRP-USP, entre outros.  

José Henrique de Campos

José Henrique de Campos é Mestre em Música pela Unesp, sob orientação do Prof. Dr. Giacomo Bartoloni (2008), Bacharel em Música com Habilitação em Violão pela USP (2001), sob a orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden e tem Especialização em Educação Musical pela Faculdade Cantareira (2014).  Participou de diversos cursos de especialização, destacando o 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, 24º Festival Internacional de Brasília, Festival Leo Brouwer, entre outros. Durante a graduação recebeu uma bolsa de estudos para realizar curso de aperfeiçoamento na École de Musique du Trégor em Lannion, França.
É integrante do Quarteto TAU de violões, grupo com o qual lançou o CD "Brasileiro" (2007), com composições de Alberto Nepomuceno, Radamés Gnattali, Paulo de Tarso Salles, Carmo Bartoloni e Giacomo Bartoloni. Em 2012, também com o Quarteto TAU, lançou o CD "Cordas Brasileiras", dedicado ao repertório instrumental brasileiro, com obras de compositores como Paulo Bellinati, Weber Lopes, Chico Saraiva, entre outros. O CD "Cordas Brasileiras" teve produção musical de Paulo Bellinati e textos de Egberto Gismonti.

Desenvolve intensa carreira como concertista no Brasil e no exterior. Em 2013, 2014 e 2015 realizou turnês européias com o Quarteto TAU, se apresentando na Inglaterra, França e Dinamarca, com destaque para as apresentações na St. Martin in the Fields, no Auditório da Universidade de Cambridge, no Festival Guitarres en Picardie em Septvaux, França, e na Royal Academy of Music de Copenhaguem.

bottom of page